Receita de Petit Gateaut grande, como fazer?

É difícil resistir as guloseimas feitas com chocolate, e unir um chocolate quente derretido com sorvete então, ai ai, seria maravilhoso. O Petit Gateaut, sobremessa originária da França, é justamente assim. Um bolinho com recheio cremoso, quente, que é servido junto com sorvete.

Apesar do nome rebuscado e da aparência sofisticada a receita é simples e o modo de fazer também. Já existem diversas variações do mesmo, os chefs do mundo todo inovam nos sabores, formas e tamanhos, entretanto o sabor e a impressão de dar água na boca são os mesmos.

grand-petit-gateaut
grand-petit-gateaut

Recentemente, Ana Maria Braga apresentou em seu programa uma receita prática e fácil de fazer do bolinho,mas ao invés de ser assado ele é frito e vem em forma de panqueca tamanho família, uma verdadeira tentação. Depois de experimentá-la e ganhar alguns quilinhos a mais, não pude perder a oportunidade de compartilhar com você. Anote aí os ingredientes do Grand Gateaut:

300g de chocolate de chocolate meio amargo picado, 200g de manteiga, 5 ovos, 5 gemas, 130g de açúcar, 100g e farinha de trigo peneirada, 1 pitada de sal peneirado.

Em uma panela coloque os 300g de chocolate meio amargo picado e 200g de manteiga e leve ao fogo em banho maria até derreter o chocolate. Reserve. Coloque em uma tigela 5 ovos, 5 gemas e 130g de açúcar e misture bem. Acrescente 100g de farinha de trigo e 1 pitada de sal peneirados e misture bem com um batedor de arame. Adicione o chocolate derretido (reservado acima) e misture bem. Leve a geladeira por mais ou menos 2 horas.

Em uma frigideira ou omeleteira coloque uma porção da massa de chocolate, e leve ao fogo alto por mais ou menos 3 minutos, vire a massa na frigideira e deixe por mais 2 minutos. Retire do fogo e sirva em seguida. Esse tempo é para usar a boca grande do fogão, se usar a boca pequena o tempo abaixa para 2 minutos de cada lado. A frigideira deve ter fundo de 11cm e boca de 18cm. Confira o vídeo.

Agora é só se deliciar !!

2 thoughts on “Receita de Petit Gateaut grande, como fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *