Adolescente e grávida, e agora?

Gravidez na adolescência, é aquela ocorrida em jovens de até 21 anos. De maneira geral não foi planejada ou desejada e acontece em meio a um relacionamento sem estabilidade. No Brasil o número de adolescentes que engravidam é muito grande, e apesar de a menina ser a responsável por carregar o novo ser no ventre o rapaz também tem sua parcela de responsabilidade.

gravidez-na-adolescência
gravidez-na-adolescência

Infelizmente, nossa sociedade tem perdido muitos valores morais e éticos, e com a banalização do sexo, e a liberação sexual acompanhada da falta de limites, favorece que ainda mais jovens passem precocemente por esta fase da vida que é gerar um filho. A desestruturação familiar e a falta de diálogo com os pais também contribuem para que esta situação aconteça.

A gravidez é uma fase complexa, e exige dos pais estrutura emocional, financeira e psicológica. O ideal é instruir os filhos antes que a situação se instale, entretanto se aconteceu com você tenha calma. A solução não está no aborto. Se sua filha está grávida, e ela é uma adolescente, por pior que pareça, tanto ela quanto o bebê precisam de você. Ajude-a neste processo e pode ser a oportunidade de ela amadurecer com os próprios erros.

adolescente-grávida
adolescente-grávida

Se você é uma adolescente grávida, e ainda não contou para sua família, procure seus pais, ou alguém da família com quem tenha liberdade para ajudá-la neste momento. Há um caminho longo para percorrer e a instrução de um adulto lhe dará segurança. Este bebê precisa de você, e por mais que não tenha sido planejado é hora de gerá-lo com amor, mesmo que após o nascimento sua decisão seja encaminhá-lo para adoção.

E lembre-se, em todas as situações sexuais há risco de engravidar, independente da posição ou higiene íntima. Não seja mais uma nesta triste estatística, cuide de você e espere o momento certo para gerar um filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *