Calendário de vacinação básica da criança 2012.

Todos sabemos da importância das vacinas na prevenção de doenças, elas são um direito das crianças e um dever dos pais. Existem vários tipos de vacinas e cada uma delas evita uma determinada doença. Descrevemos abaixo a vacinação básica que é gratuita.

A primeira dose da vacina contra a Hepatite B deve ser administrada na maternidade, nas primeiras 12 horas de vida do recém-nascido. O esquema básico se constitui em três doses, com intervalo de 30 dias da primeira para a segunda e 180 dias da primeira para a terceira dose.

calendario de vacinação
calendario de vacinação

A primeira dose da vacina oral de rotavírus humano é administrada entre 6 a 14 semanas de vida. O esquema de vacinação atual é feito aos 2, 4 e 6 meses de idade com a vacina tetravalente e dois reforços com a tríplice bacteriana (DTP), o primeiro aos 15 meses e o segundo entre 4 e 6 anos.

A segunda dose da vacina rotavírus humano deve ser administrada entre 14 e 24 semanas de vida. A vacina contra a febre amarela está indicada para crianças a partir de 9 meses de idade que residam ou irão viajar para áreas endêmicas, de transição e áreas de risco potencial.

A vacina oral contra a poliomielite ou paralisia infantil será administrada nas campanhas de vacinação para crianças abaixo de 5 anos, entretanto para o segundo semestre de 2012 o ministro da saúde, Alexandre Padilha, anunciou que a vacina injetável contra paralisia infantil (VIP), será administrada aos 2, 4 e 6 meses de idade, essa precaução tem sido tomada por terem surgido em 2011 algumas suspeitas de poliomielite. A vacina injetável já era administrada em clínicas particulares de vacinação.

vacinação infantil
vacinação infantil

Outra nova vacina que surge neste ano no sistema público de saúde é a pentavalente, que é a combinação da tetravalente (difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções) com a hepatite B, seguindo o mesmo esquema de vacinação nos primeiros meses de vida.

A vacinação básica é gratuita, procure a Unidade de Saúde ou a equipe de saúde que cuida da sua família e siga o calendário de vacinação, pois assim sua criança terá muitos benefícios. Click no link abaixo e veja o calendário de vacinação antes e depois das duas novas vacinas inclusas a partir de agosto de 2012:

http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/pdf/2012/Jan/18/calendario_180112.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *