Como calcular o imposto do ITBI do meu imóvel

ITBI é o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis. Esse imposto é cobrado quando você faz uma negociação de compra de imóveis seja, terreno, loja, casa, apartamento, galpão, barracão e outro imóveis de registro.

Esse imposto é um dinheiro que vai direto para direto para prefeitura da cidade, qual o uso  cada prefeitura, pode usar de acordo com a necessidade.

Como fazer o calculo do ITBI é simples e descomplicado. Só é necessário você saber em exatidão o valor de porcentagem que é cobrado em sua região, município ou estado.

Calculo para ITBI prefeitura da cidade
Calculo para ITBI prefeitura da cidade

Mas tem como você calcular sem precisar de saber o verdadeiro valor. Em algumas regiões como em Minas Gerias o valor do ITBI é de 2% em Uberlândia e já em Belo Horizonte é de 2,5%.

Então é calculado assim, por exemplo:

Se você vai comprar um terreno e o valor dele é de R$ 100.000,00 reais 2 por centro do valor do terreno é o valor do ITBI. nesse caso o valor é de R$ 2.000,00 e não tem choro, tem que pagar.

Como calcular ITBI em médio o valor
Como calcular ITBI em médio o valor

Em outras regiões esse valor pode alterar.

Antes de comprar o imóveis verifique todas as documentação e lembra que tem vários imposto para pagar como o ITBI e transferência para o nome do comprado.

2 thoughts on “Como calcular o imposto do ITBI do meu imóvel

  1. Na teoria é simples. Na prática não funciona assim. Em Belo Horizonte o percentual hoje é de 3% sobre a base de cálculo (Que é o valor venal do imóvel) porém, o valor venal não é o valor que você pagou pelo imóvel e é a prefeitura que determina (de forma totalmente arbitrária) esse valor. Há diversos casos que você paga um determinado valor por um imóvel que, (inclusive foi avaliado pela CEF) e na hora de calcular o ITBI a prefeitura avalia o seu imóvel até 60% acima, do valor que você pagou. Acabei de comprar um imóvel no valor de 220 mil, valor avaliado e aprovado pela Caixa e até já estou com medo quando tiver de pagar o ITBI.
    Então, por gentileza, corrija sua informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *