Conjuntivite, saiba os sintomas, tipos e como tratar.

A conjuntivite é a inflamação de uma membrana, chamada conjuntiva, que reveste os olhos, a vermelhidão causada pela doença é a dilatação dos vasos que abastecem a mesma. Existem tipos de conjuntivite: a irritativa é causada após contato com algum agente químico; a alérgica é causada pelo contato com poeira, perfumes e outros, e a bacteriana e viral são causadas pela contaminação do olho pelos respectivos agentes.

sintomas-de-conjuntivite
sintomas-de-conjuntivite

Seus principais sintomas são: coceira, ardência nos olhos, sensação de areia ou ciscos nos mesmos, olhos vermelhos e sensíveis à claridade, irritante lacrimejar e inchaço nas pálpebras. As infecções bacterianas deixam o olho vermelho associado à uma secreção purulenta (pus). Na maioria dos casos os sintomas e a doença passam em 10 dias, sem que haja algum tipo de tratamento, entretanto o ideal é procurar um oftalmologista para saber como tratar, pois as medicações trarão alívio, mas não se medique por conta própria, existem alguns colírios que podem agravar a situação.

colírio-para-conjuntivite
colírio-para-conjuntivite

Para prevenir o contágio, não use produtos de maquiagem de outras pessoas, evite nadar em piscinas sem cloro, ou lagos e represas. Se você está doente, Lave com frequência o rosto e as mãos, não compartilhe toalhas de rosto, troque as fronhas do travesseiro diariamente, não use lentes de contato, evite coçar os olhos e aglomerações de pessoas, certamente o médico lhe dará um atestado para se afastar de suas funções no trabalho ou escola. A doença não costuma deixar sequelas, mas não a subestime, busque orientação.

One thought on “Conjuntivite, saiba os sintomas, tipos e como tratar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *