Curriculum vitae, o que é e como fazer?

Para quem está a procura de um emprego o currículo é o primeiro que deve estar sempre em mãos.  O curriculum vitae ou currículo é um documento que contém informações pessoais de um profissional, sua vida acadêmica e trajetória no mercado de trabalho.

Este documento é o primeiro que terá contato com o futuro empregador, e será a primeira impressão que o mesmo fará de você. Por esse motivo ele precisa ser claro, objetivo, sem longas descrições ou informações desnecessárias e ter no máximo duas páginas.

currículo-diferencial
currículo-diferencial

Apresente seu perfil profissional de forma sucinta, qualidades profissionais do tipo líder, empenhado, trabalha em equipe,…, são comprometedoras e podem deixar o currículo mentiroso. Se preocupe também com a formatação básica, fonte conhecida, poucas cores e cuidado com os erros gramaticais ou de concordância.

Os dados pessoais devem conter: nome completo, endereço, email, data de nascimento e estado civil, número de documentos apenas os mais importantes como RG e CPF, além é claro dos telefones para contato. Não escreva mentiras no seu currículo, pois ela certamente tem perna curta e sua imagem ficará manchada.

oportunidade-de-emprego
oportunidade-de-emprego

Com a ajuda da tecnologia é possível mandar o seu currículo por email, muitas empresas já usam este recurso como instrumento para seleção de candidatos. Mas atenção, se for enviá-lo para muitas empresas não faça coletivamente o envio, faça todos separadamente.

Sugerimos abaixo uma maneira fácil de montar seu currículo.

No topo apresente suas informações pessoais. Depois descreva a vaga ou oportunidade que você tem interesse em concorrer, por exemplo, analista financeiro,… Depois descreva sua formação escolar ou acadêmica, de maneira objetiva. No próximo tópico liste suas experiências profissionais começando pelo emprego mais recente.

Na parte de qualificação e atividades profissionais aproveite para informar cursos que tenha concluído e que sejam relevantes ao cargo almejado.  Na última sessão, em informações adicionais, informe qualquer outro dado que seja significativo para a vaga, como por exemplo, disponibilidade para mudança de cidade. É possível visualizar este modelo simples de fazer o currículo em www.meucurriculum.com.

One thought on “Curriculum vitae, o que é e como fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *