Receita de Panetone, como fazer?

Como fazer panetone ? O Natal está ás portas, e muitos alimentos estão associados a esta data comemorativa, um deles é o panetone. Além de ser uma delícia pode ser uma excelente opção de presentear, visando facilitar sua vida, escolhemos uma receita prática para fazer em casa. Na receita abaixo a quantidade de massa é suficiente para 4 panetones de 500g, 2 panetones de 1 kg ou 13 panetones de latinha( é possível assá-lo nas latas de leite condensado):

Ingredientes: 5 tabletes de fermento biológico(75g), 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 3 colheres de sopa de leite condensado. Está é a preparação para a massa de fermentação. Numa tigela esfarele bem o fermento, junte a farinha de trigo, o leite condensado e 3 colheres e sopa de água morna. Misture bem até formar uma massa rala, semelhante a de panqueca. Cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer em lugar protegido e aquecido por cerca de 20 a 30 minutos.

Para a massa você vai precisar de: 200g de manteiga, o restante da lata de leite condensado(usada acima), 5 ovos, 1 colher de chá de sal, 1 colher de sobremesa de raspas de limão, aproximadamente 1 kg de farinha de trigo peneirada, 1 xícara e meia de chá de frutas cristalizadas picadas, 1 xícara de chá de uva passa embebida em 3 colheres de sopa de rum ou vinho. Prepare um creme de manteiga, batendo-a inicialmente até ficar esbranquiçada, depois acrescente o restante da lata de leite condensado e bata bem até obter um creme homogêneo, reserve.

Quando a massa de fermentação tiver dobrado de volume, bata os ovos até formar uma espuma fofa,amarelo-clara. Junte o sal e as raspas de limão. Acrescente então á massa de fermentação totalmente crescida. Depois, acrescente aos poucos 3 xícaras de chá de farinha de trigo, mexemdo sempre com espátula ou colher de pau após cada adição. Junte o creme de manteiga reservado, que deixará a massa mais fluida, depois acrescente mais 3 xícaras de chá de farinha de trigo mexendo bem após cada adição. Cubra a tigela com filme plástico e deixe a massa descansar por 2 horas em local protegido e aquecido.

Enfarinhe uma superfície lisa e coloque a massa. Comece a trabalhar fazendo movimentos circulares e acrescentando aos poucos mais 1 ou 2 xícaras de chá de farinha de trigo. Agora é hora de sovar, até perceber a formação de bolhas e a superfície da massa ficar lisa. Abra a massa com as mãos formando um retângulo e espalhe as frutas cristalizadas e a uva passa escorrida.

Enrole a massa como um rocambole e corte-a me pedaços para colocar nas formas, encha até 2/3 da forma para a massa crescer pela última vez em um descanso de 30 minutos. Faça dois cortes em cruz na superfície do panetone e pincele com uma mistura feita com 2 gemas, 2 colheres de sopa de óleo e 1 colher de chá de nescafé reconstituído. Leve ao forno médio 180 graus, previamente aquecido, deixe assar abaixando a potência do fogo para 150 graus após 15 minutos e asse por mais 45 minutos. Totalizando 1 hora de forno.

Agora, bom apetite e surpreenda a todos com o seu panetone caseiro !

One thought on “Receita de Panetone, como fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *