Síndrome de Borderline conheça os sintomas e tratamento

A automutilação, ou pessoas que se cortam, é um dos sintomas de alguns transtornos de personalidade. Apesar de, pessoas emocionalmente instáveis existirem desde os primórdios dos tempos, na atualidade  seu diagnóstico é intenso. Aqui abordaremos específicamente o Transtorno de Personalidade Limítrofe,ou, Síndrome de Borderline.

Pessoas com esta síndrome possuem sintomas como humor instável, comportamento briguento, impulsividade autodestrutiva, prática da automutilação, manipulação, chantagem, conduta suicida e sentimentos intensos de vazio e tédio. Os sintomas surgem durante a adolescência e se concretizam nos primeiros anos da fase adulta. Podem ser taxados de rebeldes ou geniosos, mas na verdade estas pessoas sofrem de um grave distúrbio.

Alguns estudos apontam uma infância traumática como causa da síndrome, separação dos pais, torturas,  abuso sexual…, outros pesquisadores apontam para uma predisposição genética e disfunções do metabolismo cerebral. Para esses indivíduos a psicoterapia é necessária e urgente, frequentemente precisam estar medicados com alguma antidepressivo.

Síndrome de Borderline quais os tratamentos
Síndrome de Borderline quais os tratamentos

Geralmente toda a família sofre, pois o indivíduo causa prejuízo para si e para os outros. Eles só podem ser ajudados a partir de um diagnóstico médico preciso. O mesmo pode ser dado por um psicólogo, psiquiatra ou terapeuta, e além de exames fisiológicos, questionários de personalidade podem ser usados como instrumento para este diagnóstico.

Neste momento é importante a família estar unida e buscar juntos a saída, ignorar não é a solução, pensar que o tempo curará só prolongará a dor. Procure ajuda, e preserve a vida daqueles que ama e esteja mais presente em momentos simples como almoçar juntos, assistir um bom filme, e declarar palavras de ânimo e principalmente amizade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *